ROSATOM COMEÇA OS PRIMEIROS TESTES NO SEGUNDO REATOR DA USINA NUCLEAR DA BIELORÚSSIA
O reator da Unidade de Energia 2 da Usina Nuclear da Bielorússia, projetado e construído pela Rosatom State Corporation Engineering Division, foi levado ao nível mínimo de energia controlável. O fluxo de nêutrons foi registrado pela primeira vez e o reator nuclear autossustentável controlado começou a operar. A obtenção do nível mínimo de potência controlável, permite avançar para a parte final dos testes da fase de arranque físico da Unidade de Potência. Para confirmar a conformidade com o projeto e esclarecer o nêutron nominal e as características físicas do primeiro carregamento de combustível do reator, os especialistas farão medições do estado real do núcleo. Também será verificada a confiabilidade do funcionamento das proteções, intertravamentos e de todo o controle físico nuclear e sistemas de segurança nuclear da usina do reator.
Os resultados dos testes serão submetidos aos órgãos autorizados da República da Bielorrússia para a obtenção de uma licença para o arranque da energia da Unidade, após o que se iniciará o aumento gradual da potência. Simultaneamente à realização de todas as operações físicas necessárias, os especialistas continuarão a preparação prevista para as fases subsequentes dos trabalhos de arranque energia e operação experimental. A Usina Nuclear da Bielorrússia, com dois reatores VVER-1200 com uma capacidade total de 2.400 MW, está sendo construída em Ostrovets. A Unidade de Energia 1 da UN Belarus, que se tornou a primeira instalação nuclear da última geração III+ construída no exterior usando as tecnologias russas, foi colocada em operação comercial em junho de 2021.
A Rosatom State Corporation é a única empresa no mundo implementando a construção em série de usinas nucleares no exterior. Globalmente, 106 instalações de energia nuclear projetadas pela Rússia foram construídas, incluindo 80 unidades de energia com reatores do tipo VVER. Até o momento, o portfólio de pedidos internacionais da Rosatom compreende 34 unidades VVER em 11 países em vários estágios de implementação.
Deixe seu comentário